Meditação: Fonte a Jorrar – João 4

O encontro de Jesus com a mulher samaritana à beira de um poço é, sem dúvida, uma das passagens mais incríveis da Bíblia. Cada linha e cada versículo nos levam a meditar profundamente por horas, se assim nos dedicarmos. Nesta reflexão, vamos explorar alguns versículos dessa passagem e entender como Jesus, além de saciar nossa sede espiritual, nos dá o privilégio de sermos aqueles que levam a água viva aos sedentos.

João 4:10 – Conhecendo Quem Ele É

“Se você conhecesse o dom de Deus e quem é que está lhe pedindo água para beber, você pediria, e Ele lhe daria água viva.” (João 4:10)

Todos desejamos ser uma bênção na vida de outras pessoas, queremos agregar valor e, de alguma forma, tornar a vida dos que estão ao nosso redor melhor. No entanto, a verdade é que só podemos dar aquilo que temos. Jesus, de forma muito sábia, ensina neste trecho que o primeiro passo é conhecer quem Ele é.

Conhecer a Jesus é o essencial na vida de todos nós. Não adianta querer ser uma bênção na vida de muitos se o nosso relacionamento com a fonte de vida, que é Cristo, está comprometido. Precisamos conhecer Jesus de forma contínua, em um relacionamento crescente. Antes de pensarmos em abençoar os outros, devemos cuidar da nossa própria vida espiritual. Afinal, quem está em escassez de água não pode oferecer de beber a ninguém.

Se nos falta oração, leitura da Palavra, e se não aplicamos em nossas vidas aquilo que Ele nos mostra à medida que caminhamos com Ele, dificilmente conseguiremos “jorrar” água viva. Podemos até compartilhar algo, mas será raso e momentâneo. Quando conhecemos a Deus e a Cristo, começamos a pedir de forma correta, e Ele promete que nos dará essa água viva, que sacia completamente.

João 4:13-14 – Fonte a Jorrar

“Jesus respondeu: Quem beber desta água voltará a ter sede, mas aquele que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que Eu lhe der se tornará nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.” (João 4:13-14)

Este versículo é claro em nos ensinar que somente Jesus pode saciar nossa sede espiritual de maneira permanente. Nada neste mundo tem o poder de nos satisfazer completamente, a não ser conhecê-Lo!

Vivemos nossas vidas cheios de planos e objetivos, buscando preencher um vazio ou encontrar um propósito. Porém, se esses planos e objetivos não tiverem Cristo no centro, eles serão incompletos. Eles podem até parecer satisfatórios por um tempo, mas logo voltamos a sentir sede novamente, e assim circulamos entre sonhos e metas que nunca nos saciam verdadeiramente.

Beber da água que Cristo e que Ele é oferece significa alinhar nossos sonhos e objetivos com a vontade d’Ele. Ao fazer isso, não apenas somos saciados, como também nos tornamos fontes de vida para os outros. A água que Jesus nos dá nos transforma, nos tornando abundantes e fazendo com que jorremos vida eterna.

Chamados para Proclamar a Água Viva

 

João 4.29

 

Venham ver um homem que me disse tudo o que eu já fiz. Não seria Ele, por acaso, o Cristo?” (João 4:29)

A diferença entre beber da fonte que é Cristo e beber das fontes que o mundo oferece é que, ao sermos saciados por Jesus, somos impulsionados a saciar a sede de outras pessoas. Assim como a mulher samaritana, que logo após entender quem era Jesus e o que Ele oferecia, correu para anunciar essa boa nova.

Quando a mulher compreendeu que aquilo que Jesus oferecia não era momentâneo, mas eterno, ela não pôde conter sua alegria. Com o coração cheio, ela correu para sua cidade, sabendo que outros também estavam perdidos e necessitados de vida. Ao compartilhar sua experiência, ela convidou todos a refletirem sobre quem Jesus era: “Seria Ele, por acaso, o Cristo?”.

Da mesma forma, somos chamados a proclamar a água viva que recebemos de Cristo. Quando conhecemos Jesus e seguimos conhecendo-O, Ele nos conduz ao Pai e nos dá a paz que excede todo entendimento. Essa paz não pode ser encontrada em nada neste mundo. Quanto mais bebemos d’Ele, mais seremos bênção para os outros, e nossa vida jorrará vida eterna em todas as áreas.

Seja uma fonte a jorrar no seu lar, no seu casamento, no seu trabalho e na sua igreja. Assim como a mulher samaritana, ao beber da água viva que Jesus oferece, você será capacitado a levar essa mesma água aos que estão ao seu redor. Não há satisfação maior do que ser um canal de bênção, permitindo que a vida eterna flua através de nós.

Links para adquirir bíblia:
Bíblia Sagrada ARA
Bíblia de Estudo Esquematizada

Deixe um comentário