A Leitura da Palavra: O Impacto Prático da Leitura da Bíblia.

Fundamento Sólido

Que a bíblia não é somente um livro histórico, nós cristãos já sabemos (ou deveríamos saber). Temos em mãos algo que pode nos transformar como pessoas nos guiando em decisões e atitudes do dia a dia, nos fortalecendo emocionalmente. Jamais devemos encarar a leitura da bíblia e seus princípios como algo raso e superficial, jamais subestimar o poder transformador de seus ensinos.

Se você ainda não tem como prática a leitura, a meditação na palavra ou se deixou esse hábito vamos listar aqui três motivos para iniciar ou voltar a tê-la como alimento diário.

1. A Leitura da Bíblia como Guia: Um norte para as decisões.

Algumas decisões em nossas vidas são claras e fáceis, outras precisam de certa orientação. Nos momentos em que estamos pressionados a decidir e principalmente quando nossos valores estão sobre pressão, são nossas bases que no guiam para decidir.

Em Salmos 119:105, lemos: “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” Essa passagem ilustra de forma bem simples como a palavra de Deus pode nos guiar nesses momentos de encruzilhada. Decidir pelo correto, pelo justo, decidir pelo que e ético é desafiador no momento que vivemos.

A leitura da bíblia de forma diária, fortalece nosso entendimento de forma mais profunda e é necessário constância dessa prática ainda que em momentos difíceis, pois com essa compreensão a habilidade de aplicar os valores em nossas escolhas passa a ser mais consciente, evitando erros que podem trazer dor e sofrimento.

2. A Leitura da Bíblia como Transformação Interior.

No inicio do contato com a palavra muito provável você se vê impactado, cheio de alegria e contentamento conforme vai assimilando seus ensinos. Mas um outro fruto profundo da meditação na palavra diária é a renovação da nossa mente ao longo dos anos. A bíblia tem poder de moldar o caráter de quem a lê. Romanos 12:2 nos adverte: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”

Esse processo de transformação acontece a curto, médio e longo prazo. Mas é a médio e longo prazo que podemos ver e perceber melhor essa mudança. A cada trecho durante a leitura somos confrontados em nossas falhas de conduta e pecados. Com auxílio do Espírito Santo a medida que a palavra vai iluminando nosso caminho vamos retirando os obstáculos e caminhando mais firmes.

3. A Leitura da Bíblia Traz Sabedoria e Discernimento.

Nosso mundo é complexo e na atualidade são tantos conceitos e formas de ideologia conflitantes que caso o cristão não tenha uma base sólida para se posicionar correrá o risco de ser lançado de um lado ao outro como barco nas ondas como nos alerta Efésios 4:14: “O propósito é que deixemos de ser como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas ou jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina, pela astúcia e pela esperteza de homens que induzem ao erro.”

Chega a ser triste ver irmãos que quando confrontados com as doutrinas da atualidade não sabem se posicionar. E ainda que não tenha todos os argumentos para combater essas ideias, a palavra vai lhe dar discernimento para no mínimo entender que esses movimentos não carregam a essência do caráter de Deus e dos ensinos de nosso Senhor. Fazendo com que mesmo sem todas a habilidade de confrontar você e eu possamos no mínimo nos posicionar.

Essa sabedoria também é prática. Nas decisões financeiras, por exemplo, a Bíblia orienta sobre o uso responsável dos recursos (Provérbios 21:20). No campo familiar, ensina sobre a importância de criar filhos nos caminhos do Senhor (Provérbios 22:6). Esses princípios, quando aplicados, resultam em vidas mais equilibradas e abençoadas, refletindo a ordem divina no cotidiano.

Conclusão: A Leitura da Bíblia É Fonte de Vida

Quando falamos que a palavra é fonte de vida não encare isso apenas como forma poética de expressar o poder dela. Quando ela se apresenta como fonte de vida é de forma clara apontando que aqueles que pautam suas vidas pela palavra de forma fiel tem sim vida e vida em abundância.

O cristão que medita na palavra dia e noite evita dores que estão única e exclusivamente nos seu poder de decidir e ainda que passe por momentos que fogem do seu controle têm uma base sólida para não ser abalado.

Você tem convicção que a palavra é poderosa? E se tem convicção está dedicado e ler e meditar diariamente? Quantas vezes você já leu sua bíblia por completa? Faço esse convite e desafio, então logo verá os frutos.
Mateus 4:4, “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus,”

Links para adquirir bíblia:
Bíblia Sagrada ARA
Bíblia de Estudo Esquematizada

Deixe um comentário